sábado, 15 de outubro de 2011

Oldenlandia Salzmannii

Oldenlandia Salzmannii

forma aquatica

 
Familia: Rubiaceas
Origem: Américas (América do Sul até o sul da Flórida)
Iluminação: 0,75 a 1 W/L
pH min : 6,0 max : 7,5
Temperatura min : 20 max : 32ºC
Tamanho: até 25cm
Posição no aquário : Meio
Manutenção: Precisa de podas freqüentes e remoção de raízes dos caules.É interessante o replantio das pontas.
Características : É uma planta de médio porte, muito parecida com algumas bacopas ou até rotalas.Pode ser utilizada como planta de meio plano no aquário.
Precisa de uma iluminação média a forte e substrato fértil.Seu crescimento é rápido ; solta muitas raízes de seu caule na forma submersa, o que talvez a desvalorize em um aquário plantado.
Em forma emersa solta muitas flores. Dá para se manter uma cultura em vasos com alta umidade e com luz indireta.Ao sol pleno, tende a amarelar ou queimar suas folhas.
Reprodução: por estaquia.
forma emersa


Cultivada emersa, esta pequena planta é muito parecido com a Bacopa monnieri, mas depois de aclimatada para a estado submerso, ela se revela muito diferente morfologicamente. Crescimento imerso é muito lento, mas tem a vantagem de formar densas moitas. De fato, Oldenlandia salzmannii é uma planta muito rara, encontrada em alguns estados da costa brasileira em áreas alagadiças. Para o crescimento ideal em aquário, é preciso uma luz intensa caso contrário, ela tende a crescer para a superfície (onde ela irá florescer).
detalhe da flor


Nenhum comentário:

Postar um comentário