quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Gênero Ludwigia

                                                                                          

aquario com Ludwigia


  Gênero pertencente a família Ornagraceae.  Para mim esse gênero é o mais magnífico com relação a beleza de espécies aquáticas, composto por plantas de caules, o gênero possui 75 espécies catalogadas e muitas outras que ainda não foram  descritas , na maioria das espécies elas preferem solos úmido e vivem bem em bordas de rios, lagos e poças sazonais,  possue também espécies que vivem submersas por meses e também plantas que vivem em locais áridos e secos , também podemos considerar como o gênero mais diversificados da família Onagraceae. A grande maioria vivem regiões quentes e úmidas das Américas do norte, central e sul sendo algumas poucas outras encontrada na Europa, Ásia e  África . Muitas espécies são importantes para outras áreas alem da utilização como plantas para lagos e aquários, tendo como exemplo a espécie Ludwigia Leptocarpa  que é utilizada para pastagens de animais e a ludwigia Octovalvis que possui propriedades medicinais e a Ludwigia helmintorrhiza produz sementes  que é utilizada como alimento de  aves .

Ludwigia octovavis
Tem como grande importância também como papel de preservação de espécies aquáticas, servindo de abrigo para peixes alevinos e organismos aquáticos, contra predadores citando como um exemplo a Ludwigia inclinata.   A Ludwigia inclinata é também considerada uma das mais interessantes espécie deste gênero, para fins ornamentais em tanques e aquários, por sua rara beleza, em tons que vão desde  do laranja até um vermelho intenso, dependendo das condições do aquário e também devido ao seu crescimento rápido, quando é bem provida de co2 e nutrientes e iluminação intensa.



Ludwigia leptocarpa
O mais interessante neste gênero é a metamorfose que a plantas sofrem  para se adaptar-se ao meio aquático, tendo como maior exemplo a Ludwigia inclinata, L. arcuata, L. inclinata verticilata var. “Cuba” e  L. verticilata var. “Pantanal” , que são as que mais sofrem metamorfoses no gênero, conhecê-las  na forma emersa e depois reconhecê-las  na submersa, se torna uma tarefa difícil para leigos , para acreditar que são as mesmas plantas, só acompanhando as suas transformações graduais, que ocorrem  na forma e na coloração das folhas a partir do momento que são inseridas, no aquário na forma emersa, para o meio totalmente submerso .




Ludwigia inclinata
 Esse gênero é muito importante também por possuir bastante variedades de plantas em tons que fogem do padrão esverdeado . Devido a um sistema de proteção contra raios U.V que a planta adquiri por forma de proteção  criando uma tonalidade que vão desde o Laranja (L. inclinata)  até o violeta. (L.Glandulosa) .

Ludwigia senegalensis





Ludwigia Glandulosa



Ludwigia inclinata var. "cuba"

por: Juliano Alves (Habitat Natural)










Nenhum comentário:

Postar um comentário